Fundação da Fitraene é celebrada em Assembleia sinalizando unidade dos trabalhadores da educação privada frente ao domínio do capital

5 diretores do Sintep estão na diretoria da Federação

Por Mariana Moura

Após anos numa intensa jornada para driblar as burocracias e as dificuldades impostas pelos governos Temer e Bolsonaro, a fundação da Federação de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Estados do Nordeste – Fitraene é consolidada num processo de retomada do diálogo com o governo federal, no terceiro mandato do presidente Lula, e nasce legalmente no dia 23 de abril de 2024.

A assembleia de fundação ocorreu de forma remota reunindo as 5 entidades do nordeste que fazem parte da Federação (Sinpro-PE, Sintep-AL, Sinteepe-PE, Sinterp-MA, Sinpro-PI), aprovando também o estatuto, a direção, o endereço e a filiação da Federação à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee.

Retomada do debate e unidade trabalhista

Em sua saudação, Gilson Reis, diretor-geral da Contee destacou que o “dia memorável” é marcado pela articulação dos trabalhadores da educação privada do nordeste e destacou que “conseguimos retomar o debate político e que o momento é para seguir conquistando direitos”. O dirigente ainda concluiu que “nós da Contee estamos muito felizes porque a luta dos trabalhadores está diretamente relacionada à nossa capacidade de unidade como elemento central de resistência e combatividade”.

Do mesmo modo, a CTB na pessoa do presidente da Central em Alagoas, Sinval Costa, saudou a assembleia parabenizando o empenho dos trabalhadores pela unidade destacando que “a união de trabalhadores em suas categorias precisa se fortalecer diante da união do capital contra os direitos, pois os patrões estão unidos para não permitir que alcancemos consciência e unidade, uma vez que eles investem na divisão entre nós sabendo que separados de nossa coletividade não temos identidade de classe e portanto, é mais fácil nos conduzir a trabalhos com condições que não nos permitem a dignidade”.

Seguindo as intervenções dos sindicatos membros da Fitraene, Dilson Tenório, presidente do Sintep-AL destacou que “este é um momento de muita importância para professores e técnicos da educação privada no nordeste, que unidos em torno da Federação, visam resistir ao capital que quer nos destruir a partir da desconstrução de que o sindicato é inimigo do trabalhador, quando o nosso objetivo é justamente fortalecer nossa categoria contra o desrespeito do patronal”.

Com a palavra, Claudivan Bezerra de Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinteepe-PE) declarou que “com muita satisfação, participamos da fundação desta federação que objetiva unidade e combatividade”.

Também destacando a bandeira da unidade, Helmilton José Gonçalves Beserra, Presidente do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro-PE), afirmou estar “orgulhoso dessa construção, especialmente nesse momento que exige capacidade organizacional para enfrentar o avanço de movimentos que atentam contra os direitos trabalhistas” e concluiu: “Estamos na luta!”.

Falando pelo Sinpro-PI, Kleber Gomes destacou que “o dia 23 de abril de 2024 é uma data histórica para a unificação da luta do trabalhador através do fortalecimento da categoria no enfrentamento ao desmonte dos direitos”.

Ao celebrar a filiação da Fitraene à Contee, Luís Jorge Lobão Borges, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Particulares do Maranhão (Sinterp-MA) destacou seu “orgulho de fundar uma federação que já nasce filiada à uma entidade como a Contee, que é um espelho que mais se afina com as nossas bandeiras”.

Organização e condução

Após a aprovação da fundação, do estatuto e da direção, a assembleia também aprovou o endereço oficial da Fitraene, que neste primeiro mandato se realizará no mesmo local do Sinpro-PE, localizado na Rua Almeida Cunha, 65, Recife-PE.

Os trabalhos da Assembleia foram conduzidos por Maurício Serrão, diretor do Sintepr-MA e por Wallace Mello, diretor do Sinpro-PE, que foi eleito o primeiro presidente da Fitraene.

Em seus destaques, Maurício afirmou ser momento de enfrentar a extrema direita que representa a perda de direitos históricos: “a partir do governo Temer, quando tivemos direitos retirados de nós, o objetivo era justamente fragilizar nossa força social classista e de organização sindical, mas hoje nós queremos dizer para a extrema-direita que nossa força está organizada”.

Pela primeira vez falando como presidente da Federação, Wallace destacou que “a unidade apresentada pela Fitraene, além de um momento histórico, a vitória dos trabalhadores representa a vitória da educação”.

Sintep na primeira diretoria da Fitraene

Entre os diretores da primeira gestão da Fitraene, encontram-se 5 membros do Sintep-AL: Dilson Tenório na secretaria Geral, Washington Santos e Cleonilton Pereira na Direção Plena, Verônica Maria no Conselho Fiscal e Maria Madalena na suplência da Plena.

O mandato da diretoria da Fitraene tem validade por 4 anos, portanto seguirá vigente até 23 de abril de 2028, quando espera-se uma nova eleição. Acompanhe abaixo a composição completa da diretoria: 

Diretoria Completa

EXECUTIVA

I  presidente –  WALLACE MELO (PERNAMBUCO)

II secretaria jurídica – KLEBER IBIAPINA (PIAUÍ)

III secretaria geral – DILSON TENÓRIO (ALAGOAS)

IV secretaria  de comunicação social e imprensa – MAURÍCIO ROGÉRIO (MARANHÃO)

V secretaria de finanças – CLAUDIVAN BEZERRA DE LIMA (PERNAMBUCO)

DIREÇÃO PLENA

VI  vice-presidência N¹ – JURANDIR SOARES (PIAUÍ)

VII vice-presidência N2 – LUIZ JORGE LOBÃO (MARANHÃO)

VIII vice-presidência N3 – CLEONILTON PEREIRA (ALAGOAS)

 IX primeira secretaria de políticas sociais –  LUCILEIDE CRISTINA (PIAUÍ)

X secretaria de jovens trabalhadores – JOÃO SOARES DA FONSECA (MARANHÃO)

XI secretaria da mulher trabalhadora – DANIELLE SANTANA MEIRA (PERNAMBUCO)

XII secretaria de organização, relações e articulações sindicais – WASHINGTON VIDAL DA SILVA (PERNAMBUCO)

XIII secretaria de assuntos educacionais – ALEX RENÊ DOS SANTOS DANTAS (PERNAMBUCO)

XIV secretaria de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e segurança no trabalho – WASHINGTON SANTOS (ALAGOAS)

XV – secretaria formação política e sindical – FÁBIO EMMANUEL (PERNAMBUCO)

SUPLÊNCIA

1 – HELMITON BESERRA (PERNAMBUCO)

2 –  ALEXANDRO FELISMINO (PIAUÍ)

3 – ARLETE ALVES DA SILVA (PERNAMBUCO)

4 –  MARIA MADALENA DA SILVA (ALAGOAS)

5 – ADRIANA PATRÍCIA (MARANHÃO)

CONSELHO FISCAL

TITULAR

1. VERÔNICA MARIA (ALAGOAS)

2. JOSÉ RIBAMAR CARVALHO (MARANHÃO)

3. MARCELO AMORIM (PIAUÍ)

SUPLENTE

1. MARIA ALICE ESPÍNOLA (PERNAMBUCO)

2. GABRIEL PIMENTA(PERNAMBUCO)

3. ERILSON PEREIRA DA SILVA (PERNAMBUCO)

DELEGADOS CONFEDERATIVOS

EFETIVOS:

1. GEOVANE NUNES DA SILVA

2. DILSON TENÓRIO

SUPLENTES

1. JAMERSON OLIVEIRA

2. KLEBER IBIAPINA

Diga-nos O que você pensa
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.