O final de semana foi marcado por um extenso debate acerca das pautas sensíveis aos trabalhadores da educação. Isto porque nos dias 28 e 29 de junho aconteceu de forma remota, o 2º Consind Extraordinário, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).
Compreendendo as dinâmicas das conjunturas nacional e internacional, o coordenador-geral, Gilson Reis, afirmou ser preciso reconstruir o pensamento avançado da sociedade socialista e dos trabalhadores “que vai nos dar condições de influenciar a mente desses trabalhadores, de construir e apresentar alternativas à classe, à nossa classe trabalhadora no Brasil e no mundo, de forma muito substancial e de forma muito forte”.
Já a professora Madalena Guasco, secretária-Geral da Contee, destacou a realidade de contradições decorrentes do aprofundamento da crise do próprio capitalismo. “Nós vivemos hoje numa situação muito complexa que exigiria da nossa parte, primeiro, criar mecanismos para tentar reverter a situação; segundo, lutar no campo de unidade para enfrentar os desafios; fortalecer a nossa ação política unitária e fortalecer os sindicatos”.
No intuito de mitigar as precariedades nas relações de trabalho, principalmente no âmbito do Ensino a Distância (EaD), Gilson relatou o processo de negociação que está sendo construído entre a Contee e Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), sob a mediação do Ministério do Trabalho e Emprego para viabilizar um Acordo Nacional Coletivo de regulamentação mínima da Educação a Distância no Brasil. Madalena, por sua vez, destacou o compromisso do Governo Lula com o projeto de reconstrução da educação democrática.
Representando o Sintep, o presidente Dilson Tenório esteve presente durante os dois dias de discussões. “Momento muito rico de troca de experiências e escuta das demandas de outras entidades”.
O 2º Consind Extraordinário finalizou com importantes resultados. Dentre os encaminhamentos: ficou acordado a realização de um Encontro Nacional da Educação, ainda este ano, e votou-se pela não realização do Congresso Extraordinário da Contee (Conatee Extraordinário), com a expressiva maioria de 92% dos participantes.