Por Mariana Moura
Dirigentes da CTB de todo o país estarão em São Paulo para a 18ª reunião da direção nacional da central, que começa nesta quinta-feira, 10, e termina na sexta-feira, 11.
Com o cenário de retrocessos sociais, a reunião debaterá os novos rumos das pautas trabalhistas e se debruçará na discussão sobre as novas formas de resistência do movimento sindical.
Dois convidados do estudo do Direito fazem parte da programação da tarde desta quinta-feira: a especialista em Direito Econômico, Lea Medeiros, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Marcelo D'Ambroso. Já na sexta-feira, os debatedores serão o diretor do Dieese, Clemente Ganz, e o assessor jurídico da CTB, Magnus Farkatt.
Confira abaixo a programação:
1) Local da reunião e hospedagem:
Hotel Excelsior, Avenida Ipiranga, 770. República, São Paulo;
2) Programação:
10 de maio – quinta-feira
14h00 – Abertura da reunião:
14h15 – Exposição sobre conjuntura econômica
Dra. Lea Vidigal Medeiros – Professora de Direito Econômico na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Econômico na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2016). Visiting Fellow no King's Brazil Institute, King's College London, Inglaterra (2014-2015). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo 2011.
16h30 – Exposição sobre reforma trabalhista
Desembargador Marcelo José Ferlin D'Ambroso – Desembargador do Trabalho (TRT – 4ª Região), ex-Procurador do Trabalho. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidad Social del Museo Social Argentino. Professor convidado da Pós-graduação de Direito Coletivo do Trabalho e Sindicalismo da UNISC. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UCS.
18h00 – Lançamento da edição de número 8 da revista Mulher de Classe
11 de maio – sexta-feira
09h00 – Perspectivas para o movimento sindical
Clemente Ganz Lúcio – Diretor Técnico do DIEESE
14h00 – Custeio – balanço sobre processos de judicialização da Contribuição Sindical
Dr. Magnus Farkatt – assessor jurídico da CTB