Sintep e CTB participam do IX encontro de Direito Sindical em Maceió

Realizada pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Associação da Advocacia Trabalhista de Alagoas (AATAL), no Hotel Jatiúca em Maceió, a nona edição do Encontro de Direito Sindical aconteceu durante os dias 29 e 30 de maio e contou com a participação da CTB, através das presidências estadual e nacional.

Sinval Costa, presidente da CTB Alagoas, destacou a importância do encontro afirmando que “é preciso reconhecer o trabalho das entidades organizadoras desse evento na construção de diálogo com as Centrais, investindo no compromisso com a sindicalização e pela defesa dos direitos dos trabalhadores. Saudamos esse encontro e muito nos alegra essa parceria”.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo participou da mesa temática “Subcidadania laboral e nível de sindicalização no Brasil”, na qual pontuou a atual fragilidade do sindicalismo e a necessidade de fortalecer a consciência entre os trabalhadores e reunir esforços para garantir que a CLT não se torne obsoleta e destacou que “na luta política de massas, dizer a verdade é uma necessidade política”.

O dirigente ainda criticou o modelo econômico que mantém o Brasil refém de uma política de juros altos, desindustrialização e dependência de commodities, apontou os desafios enfrentados pelo movimento sindical diante da perda de protagonismo e da ausência de uma política ampla de valorização do trabalho e defendeu a negociação coletiva como instrumento soberano da categoria, a regulamentação do trabalho por aplicativo, a necessidade de enfrentar os juros altos e a urgência de fortalecer a sustentação material dos sindicatos.

“Não é razoável que o Brasil, sexta maior economia do mundo, ainda não tenha alcançado um estado pleno de bem-estar social”, destacou o presidente nacional.

O assessor jurídico da CTB, Dr. Magnus Farkatt, também participou da mesa e destacou a legitimidade da contribuição assistencial como instrumento essencial para a existência material e política do movimento sindical brasileiro.

Através do presidente Dilson Tenório, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas – Sintep, também participou do evento. O dirigente destacou que ao reunir advogados, sindicalistas, magistrados e estudantes para debater os rumos do Direito Sindical no Brasil, o evento é “uma excelente oportunidade para fortalecer a luta em defesa da classe trabalhadora”.

Diga-nos O que você pensa
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.