O Sintep-AL inicia o processo negocial de 2025 e, em entendimento da diretoria (reunida no dia 28 de janeiro), busca ir além de reajustes salariais, compreendendo pautar as Convenções coletivas pela manutenção e conquistas de direitos para toda a categoria, do básico ao superior.
2024 foi um longo período de negociações, especialmente no ensino superior, onde ocorreram momentos de muita tensão entre o Sintep e o sindicato patronal, ocasionando a judicialização de alguns processos (do ensino superior) que ainda estão sob mediação do Ministério Público do Trabalho a fim de garantir a reivindicação dos trabalhadores. Reafirmando a luta por reajuste salarial com ganho real e avanços nas cláusulas sociais, o Sintep está abrindo diálogos com trabalhadores e entidades patronais para iniciar as negociações de 2025.
De acordo com Dilson Tenório, presidente do Sintep-AL, “estamos confiantes para 2025, apresentando e cobrando nas negociações a importância da valorização da classe trabalhadora que vive a precarização acentuada com a reforma trabalhista”.
A data-base da categoria representada pelo Sindicato é março e as negociações consideram a retroatividade em caso de não haver avanços até fevereiro.