NOVA REUNIÃO OCORRERÁ DIA 16/06
Na última terça-feira 10 de junho, o SINTEP esteve na segunda reunião de negociação com a Fejal para tratar da ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) data base março de 2025. Na ocasião, o Sindicato dos trabalhadores apresentou novas propostas como prova de flexibilização na tentativa de avançar na negociação e defendeu o reajuste acima da inflação. No entanto, a contra proposta de 3% apresentada pela Fejal não atende a necessidade dos trabalhadores, uma vez que o índice inflacionário do período (INPC/IBGE) é de 4,87%.
De acordo com o presidente Dilson Tenório, “o Sintep tem acompanhado as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da Fejal, que precisam enfrentar diariamente a diminuição do poder de compra e reajustes em todos os segmentos, por isso, o Sindicato não abre mão de um acordo que valorize o trabalhador”.
Das propostas do Sintep
Da proposta inicial de 6,87%, o sindicato apresentou uma nova proposta de 5%, mesmo assim, os representantes da Fundação, alegando dificuldades como inadimplência e concessão de descontos nas mensalidades, ofereceu a contraproposta de 3%.
No contraponto das alegações da Instituição de Ensino, o SINTEP apresentou dados que mostram condições favoráveis que comprovam o crescimento da Instituição no primeiro semestre de 2025, como aumento de matrículas e reajustes acima da inflação aplicados nas mensalidades da maioria dos cursos.
De acordo com Dilson, “os dados mostram que as condições são favoráveis para o reajuste justo, no entanto, o material humano não está sendo priorizado na hora de agregar ao salário do trabalhador no momento do reajuste tão esperado. Por isso vamos continuar firmes e defender nossa proposta de reajuste salarial”.
Próxima reunião
Na próxima segunda-feira, dia 16 de junho de 2025, está agendada mais uma rodada de negociação.